Seja muito bem vindo!

Quero por meio deste blog poder compartilhar um pouco daquilo que gosto e penso. Compartilhar um pouco de tudo aquilo que tenho vivido e aprendido com a vida e com minhas experiências com Deus. Quero externar o que para mim significa considerar perda, o que antes era lucro, por causa daquele que me salvou. Quero aqui falar de tudo um pouco, sem entretanto, esquecer o mais importante: Cristo.

Categorias

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

A consciência

Como "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo" (Provérbios 20.27), assim também deve ser o papel da consciência humana diante de Deus. Talvez ela seja até o "chip" da alma, onde guarda informações do estado espiritual dos seres humanos, a fim de servirem como testemunhas no dia do julgamento final, conforme ensinam as Escrituras.

"Assim, pois, todos os que pecaram sem lei, também sem lei perecerão; e todos que com lei pecaram, mediante a lei serão julgados. Porque os simples ouvidores da lei não são justos diante de Deus, mas o que praticam a lei hão de ser justificados. Quando, pois, os gentios que não têm lei, procedem por natureza de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada nos seus corações, testemunhando-lhes também a consciência, e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se; no dia em que Deus, por meio de Cristo Jesus, julgar os segredos dos homens." (Romanos 2.12-16).

Em resumo, aqueles que não tiveram oportunidade de ouvir a Palavra de Deus serão julgados de acordo com a própria consciência. Aos convertidos, entretanto, o Espírito Santo diz: ...”combate, firmando nelas, o bom combate, mantendo a fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé." ( 1 Timóteo 1.18,19).

Com isso vemos quão importante é para a salvação eterna o fato de se manter uma boa consciência, já que ela opera de forma individual, como termômetro da espiritualidade cristã. Se o cristão não se importa com sua má consciência e convive com ela, mesmo cumprindo outras obrigações religiosas, ainda assim é certo de que cedo ou tarde naufragará na fé e perderá a salvação, a exemplo de pessoas como Himeneu e Alexandre, ex-companheiros do apóstolo Paulo.

De uma forma meio rude podemos comparar a consciência ao fígado. Quando se ingere algo nocivo ao corpo, imediatamente ele manifesta o seu desagrado, provocando mal-estar e dor de cabeça. Da mesma forma é a consciência humana: quando se age de forma contrária aos princípios da fé cristã bíblica, ela manifesta logo uma reação. Da mesma forma, como a dor física dá sinal de alguma coisa errada, assim é a consciência humana. Podemos considerá-la como defensora da fé agradável a Deus. Ao sentir-se ferida, ela reage no coração golpeando-o com um sinal de reprovação. No caso de seus sinais serem sempre ignorados, a consciência pode se tornar insensível e cauterizada. Nesse caso, é como se ela tivesse pecado contra o Espírito Santo.

A boa consciência deixa livre o caminho para o exercício e as conquistas pela fé. E aí está a principal razão pela qual nem todos que crêem em Deus são beneficiados como deveriam. O problema é a má consciência. Quando ela acusa algo errado, a dúvida imediatamente entra em ação. E é por aí que o diabo tem atacado a Igreja do Senhor Jesus, soprando pensamentos acusatórios, cobrando super-santidade, enfim, tentando macular a consciência, para impedir o exercício da fé viva.

Mas se nossa consciência acusa algo errado, temos a garantia divina que se confessarmos nosso pecado, Ele é fiel e justo para nos perdoar e o sangue do Senhor Jesus ...”purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo." (Hebreus 9.14).

Portanto, é imperiosa a necessidade de se ter a consciência limpa. Isso é tão excelente que o apóstolo Paulo chega a declarar que a glória do cristão é o testemunho de sua consciência, de viver no mundo com santidade e sinceridade de Deus (2 Coríntios 1.12).

Podemos ser excluídos do mundo, caluniados, perseguidos, desprezados, não importa. O que realmente importa é ter uma consciência pura diante de Deus, mesmo vivendo num mundo de constantes desafios à paz em nossa consciência. E nisto consiste a nossa glória.

Deus abençoe a todos abundantemente!

Data/autor:
Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2003
BISPO MACEDO

Nenhum comentário: